terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pig Parade

As peças a seguir são inspiradas no último movimento artístico que ocorreu nas ruas da cidade de São Paulo, a Cow Parade, uma exposição ao ar livre que apresentou 90 estátuas bovinas pintadas e decoradas por diferentes artistas.




A artesã Daniele Maia Ronconi transformou o simples cofre em uma porquinha cheia de estilo com a técnica de patchwork. As cores e as estampas de bolinhas estão super em alta e são cheias de criatividade. Você pode aproveitar a ideia e mudar as cores e enfeites, fazendo um só seu! Totalmente personalizado!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A criação do artista plástico Ricardo Muraca é um verdadeiro arraso: uma porquinha inspirada nos encantos do espetáculo Cirque du Soleil. Adornada com várias cores e com direito, inclusive, a uma sombrinha, a porquinha enfeita qualquer ambiente com muita graça.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Este porquinho, intitulado pela artesã Regina Alves como “mensageiro do amor”, chama atenção para o lado positivo da vida. Pensando em bons fluidos para o cofrinho, a artesã o encheu de mensagens divertidas e de incentivo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Já no modelo acima, a intenção do artista plástico Marcelo Darghan é mostrar como um porquinho na cidade grande pode ser moderno e pop! As cores vibrantes e as flores – além de um topete superarrojado! – trazem a sensação de uma grande brincadeira.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


São lindos, né? Então, que tal estender esse movimento de arte aí para a sua casa ou ateliê? Veja o passo a passo dos trabalhos no Portal de Artesanato!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Workshop de Fuxico

O Atelier Mãos & Arte organizou um curso intensivo de fuxico que permite ao aluno aprender, em uma única aula, o conteúdo que normalmente é aplicado em dois módulos separados. O objetivo do workshop é permitir às pessoas que tem pouco tempo disponível, ou mesmo àquelas que moram em regiões afastadas, desenvolver todas as técnicas programadas no encontro que dura seis horas.

Leia mais!

Porta-prendedores

Com a découpage, uma simples caixa de MDF foi transformada em um porta-prendedores útil e decorativo para a lavanderia.


Colcha de Patchork!


Saiba como fazer uma colcha de patchwork com a técnica seminole com quadrados e aplicação. Delicada, a peça pode usada para decorar o quarto de bebê. Veja o passo a passo no Portal de Artesanato!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Você sabe o que é cabaça?

Fruto de uma planta trepadeira, da família das cucurbitaceae (que reúne espécies como abóbora, melão, melancia, abobrinha e pepino), a cabaça é usada seca e sem miolo, para as mais variadas finalidades.

Há 500 anos, os índios foram os seus primeiros exploradores dessa matéria-prima. Faziam recipientes para água e alimentos, além de objetos de decoração.

Na ideia abaixo, a artesã Nani Dalanezi fez uma abelha para decorar o jardim. Ficou uma gracinha. Veja o passo a passo no Portal de Artesanato.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Boas energias!

Preocupada com o meio ambiente, a artesã Mary Taveiros usou a sua habilidade em criação e pinturas de mandalas e transformou os CDs velhos em objetos de decoração e símbolos de harmonia pessoal e espiritual.

Para fazer o pêndulo de mandala, ela usou CDs transparentes, uma caneta de marcador permanente e alguns moldes. As figuras foram colocas embaixo do objeto e transferidas para o CD com a caneta. Mas, quem preferir pode usar tintas tridimensional e vitral, e pintar o que a sua imaginação permitir.

Para finalizar o trabalho, a artista passou uma demão de verniz vitral transparente e fez dois furos, com um prego aquecido no fogo, onde passou fios de náilon com cristais e fez um pêndulo.

Gostou? O Portal de Artesanato ensina como fazer!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jogo da Decoração

Nada melhor do que reunir os amigos para uma saudável partida de baralho. Momentos de descontração que nos inspiram a criar peças irreverentes, como pratos de cerâmica personalizados com diversos naipes!

Veja o Passo a Passo no Portal de Artesanto.

Bolsa de Furoshiki

A técnica é simples. Basta usar um pedaço de tecido e fazer alguns nós. Veja o Passo a Passo no Portal de Artesanato!



Que tal uma carteira com a sua cara?


Saiba como fazer uma carteira de patchwork e crie acessórios personalizados, de acordo com a sua necessidade!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pensando em abrir seu próprio negócio?

Conheça os princípios básicos para montar um ateliê, evitar erros e conquistar bons frutos nesta iniciativa

Você sente que chegou o momento de juntar as economias e apostar naquilo que lhes traz satisfação, tranquilidade e, é claro, dinheiro? Saiba que esse momento é comum na vida de milhões de brasileiros, que atuam em diversos setores, mas têm planos de abrir mão da carreira profissional atual para investir no seu próprio negócio.

Mudar o futuro profissional pode ser muito interessante. Mas, antes de jogar tudo para o alto e começar o seu empreendimento, fique atendo às dicas de quem entende de micro e pequenas empresas, para começar certo e fazer o seu negócio render bons resultados!

Leia mais!

A arte do bonsai


O bonsai é uma árvore que foi trabalhada pelas mãos do homem para ser pequena, sem deixar de reproduzir fielmente todas as características que uma espécie de tamanho normal possui. Folhas proporcionalmente pequenas e que bailam ao som de uma brisa, a simulação do peso dos galhos que se retorcem em seu próprio eixo, e os efeitos do tempo nas manchas e cascas presentes no caule são algumas das características que conceituam essa arte natural desenvolvida nos países do oriente.

Os sábios dizem que a principal técnica para cultivar um árvore miniatura é justamente a lição que devemos aprender nesse processo: ter paciência. Afinal, o desenvolvimento do bonsai é lento e delicado, mas a gratificação e o equilíbrio interior alcançado com esse trabalho iguala a resultados terapêuticos.

Veja algumas dicas que podem te ajudarão no trato da sua primeira “árvore de bandeja”, como é conhecida na tradução literal.

Continuar lendo...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Essa conta de gás poderia baixar...

O consumo de gás pode ser bastante reduzido se você adotar atitudes simples, como baixar o fogo quando o preparo atingir fervura. Outra dica é, durante o cozimento, manter sempre as panelas bem tampadas para aproveitar melhor o calor. E, quando for possível, utilize panelas de pressão, que, por cozinharem os alimentos em temperatura mais elevada, fazem mais rápido e, portanto consomem menor quantidade de gás.

Loja Virtual Gratuita!




Saiba como comercializar os seus trabalhos na internet e garantir uma renda extra.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Coisa de menina!

Para organizar as suas bijuterias ou presentear um amiga querida com algo único, feito por você, aposte nos trabalhos artesanais. Veja essa sugestão da artesã France Truglio:



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estatuto do Artesão


Por Oscar Neto
Foto Divulgação


Há seis anos, o deputado federal Eduardo Valverde (PT/RO) criou o Projeto de Lei 3926/2004, que oficializa a profissão e cria o Estatuto do Artesão. O documento prevê a criação do Conselho Nacional do Artesanato e do Serviço Brasileiro de Apoio ao Artesanato.

Além de toda a burocracia para a criação efetiva de um projeto como esse, as eleições de 2010 ocasionam o chamado “recesso branco” (situação em que a presença dos parlamentares não é exigida na Câmara ou no Senado em anos eleitorais); assim, a resolução do caso não fica descartada, mas é prejudicada devido à falta de um número mínimo de deputados para votar os processos. Logo, não há prazo definido para que essa lei seja estabelecida de fato.

Então, se você é artesão, informe-se sobre a lei. No site da Câmara dos Deputados, é possível pesquisar todas as informações relacionadas a todos os projetos em andamento. Esteja atento às decisões que os parlamentares tomam por você; afinal, é sobre o futuro da sua profissão que estamos falando.

Leia mais!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bichinhos feitos de meia

Fofos, os bichinhos feitos de meia são ótimas opções para presentear com algo criado por você. Pensando nisso, nós fizemos o passo a passo destes trabalhos. Gostaram? Confira dia 13 no Portal de Artesanato.

Primavera com Arte

Crie um artesanato inspirado na estação mais florida do ano e concorra a uma assinatura da revista Faça Fácil.

Saiba como participar!

Porta-talheres de buscuit


Faça do tubo de vidro um porta-talheres totalmente original. Basta escolher as tonalidades certas da massa de biscuit e conferir as dicas de modelagem da artesã. O resultado é certo: sucesso entre os familiares.

Veja o passo a passo no Portal de Artesanato!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Artesanato a céu aberto


A cidade de São Paulo é um dos maiores polos culturais da América Latina. Alguns de seus bairros concentram histórias centenárias que representam a tradição paulista e muitas de suas ruas e avenidas são verdadeiros centros de convergência popular, com pessoas, tribos, tradições e influências que ultrapassam as fronteiras nacionais. Parte dessa diversidade será o foco da nossa matéria especial, que você vê no Portal de Artesanato.

9º Salão Mundial do Artesanato

Por Oscar Neto
Fotos Diana Hass

A 9ª edição do Salão Mundial do Artesanato, que acontece em Porto Alegre (RS) desde o último dia 6, reúne produtos vindos de mais de 24 países e 11 estados brasileiros, e tem como protagonista o artesanato encontrado em suas mais diversas formas, tipos, estilos e utilidades.


Se você ainda não visitou o evento, fique atendo! O Salão Mundial do Artesanato acontece até o próximo dia 15.

Confira alguns destaques!

Arte sem limites





Talento é a palavra que melhor define Tica Montana, dona da maior comunidade de artesanato do Orkut. Artesã há mais de 30 anos, ela fundou a comunidade em 2005 para trocar moldes e receitas e já soma mais de 31 mil membros apaixonados pela artes manuais.



Ler mais!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como o Artesanato mudou a sua vida

Videoaula!!!

Meninas, hoje nós recebemos a consultora Lurdinha Perina aqui na redação. O bate-papo foi muito legal e nós decidimos fazer videoaulas de pintura, desenho, patchwork e outras técnicas inovadoras.
Na próxima semana já iremos filmar a primeira aula com Evandro Schiavone. Não percam!!!
Acesse http://www.portaldeartesanato.com.br/ e fique por dentro das novidades do seguimento.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exposição de selos e Jacareí

Raridades como o selo feito em comemoração aos 250 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, compõem o acervo de 200 exemplares da coleção batizada de "O Folclore Brasileiro na Filatelia", em exposição na cidade de Jacareí, em São Paulo.

Veja o local e mais informações no Portal de Artesanato.

A moda é inovar!


A artesã Renata Faustino, do ateliê Fuxicos e Flores, renovou sua linha de broches e lançou uma coleção de flores com zíper!

As peças podem ser aplicadas em roupas e acessórios, e dão um toque moderno.



No ateliê também há flores de cetim, juta e tafetá, além dos tradicionais fuxicos.
Para mais informações, ligue (11) 2208-1204.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Curso de Aquarela com Luis Castañon






O renomado artista plástico dá aulas no Pincelando Estúdio Arte, todas às quartas-feiras, em horários alternados. As técnicas ensinadas incluem o domínio da perspectiva, noções de escala, noções de composição e equilíbrio do plano pictórico.

Acesse o Portal de Artesanato e confira horários, preços e os telefones para contato.

Beijão!

O jeans da hora!

A moda, agora, é reutilizar materiais. Então, aproveite aquela calça jeans velha e desbotada para confeccionar um chinelo supertransado com técnicas de découpage, ponto de macramê e fuxico.

A artesã Maria Aparecida Morais de Andrade nos ensina como. Veja no Portal de Artesanato!