quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feltro - Tapete de Flor

Para alegrar o quarto, o tapete produzido pela artesã Cris Torchia é um convite para o despertar. Utilizando tecidos macios e fáceis de trabalhar, a peça é um lindo acessório para o ambiente, ressaltando a beleza da época mais florida do ano


Para ver o Passo a Passo deste trabalho, clique aqui!

Flocagem

Com a flocagem, é possível criar o efeito degradê desta linda borboleta, símbolo da beleza
e da transformação


Para ver o Passo a Passo deste trabalho, clique aqui!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tá na moda!

Na hora de guardar as bijus, inove com esta frasqueira fashion decorada com uma original linha de papéis para scrap, que imprime personalidade e estilo à peça


Criação Gil Jussara (para Scrap Sampa) l Fotos Moisés Nascimento l Produção Vera Ayres

Clique aqui para ver o Passo a Passo no Portal de Artesanato!


Modernidade arrojada

Lembra daquelas tradicionais cadeiras de plástico, típicas de sala de espera? Com tinta acrílica decorativa, elas podem ser totalmente transformadas e dar vida a um ambiente colorido e irreverente

Criação Paulo Leonardo l Foto André Wittner (abertura) e Ernesto Kobayashi (passo a passo) Produção Vera Lúcia Ayres e
Marcela Kalckmann (estagiária)


Clique aqui e veja o Passo a Passo no Portal de Artesanato!

Cabe de tudo

Sem gastar muito, é possível repaginar a frasqueira de MDF, que ganha efeito rústico e envelhecido com a découpage e a técnica de pintura conhecida como falso couro


Criação Cláudia Claro (para Arte Mel Artesanato) l Foto Moisés Nascimento l Produção Adriana Brantes l Ambientação Casa da Lica

Veja o passo a passo no Portal de Artesanato!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Artesanato brasileiro é destaque em feira na Europa



Por Oscar Neto
Foto divulgação

Não é à toa que o artesanato do Brasil é um dos mais admirados e respeitados do mundo. A última edição da Intergift, feira internacional de design que é referência no setor de casa, construção e assessórios de moda, contou com peças de 18 artesãos brasileiros expostas entre seu acervo.

Ler mais.

O blog do sucesso de Kátia Del Grande

Ela tem um dos sites de artesanato mais visitados da internet, e não é artesã.

Por Oscar Neto
Fotos arquivo pesoal



A dedicação de uma pessoa ao artesanato se deve a diferentes razões. Há os que trabalham por necessidades financeiras e artistas que simplesmente reconhecem o próprio talento e colocam em prática o seu dom particular. Mas também é verdade que muita gente possui uma relação de amor com as artes manuais e vive essa magia sem ser, necessariamente, um profissional da área. É justamente neste último caso que encontramos a “blogueira” Kátia Del Grande, que não se considera artesã, mas comanda um dos sites mais acessados na internet e ainda ganha dinheiro com essa atividade. Como? Veja um pouco mais dessa história.

Ler mais.

Cursos gratuitos de artesanato em Presidente Prudente (SP)



Por Oscar Neto

A Fraternidade São Damião, em Presidente Prudente (SP), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de artesanato. As modalidades disponíveis são cestaria em jornal, corte e costura, pintura em tecido, crochê em barbante e linha, tricô, ponto cruz e vagonite.





Ler mais.

Artesanato integra ambientes no Casa Cor Minas Gerais

Escultura, mosaico e painel ecológico compõem exposição aberta até 5 de outubro

Por Oscar Neto



A 16ª edição da Casa Cor Minas Gerais conta com o charme e a sustentabilidade de artigos artesanais para compor os ambientes apresentados. O evento anual promove as tendências no setor da decoração e comprova a importância do artesanato na elaboração visual e doméstica de um espaço.

Ler mais.

Você sabe o que é paper toy?

Conheça os brinquedinhos de adultos que saíram da web e estão invadindo as decorações mais modernas

Por Angélica Yassue
Fotos divulgação




Personagens da Marvel, Cavaleiros do Zodíaco e até o Kick Ass (o falso-herói do filme de mesmo título) podem ser encontrados nos infinitos sites de paper toy art, disponíveis na web. O mais famoso é o cubeecraft, que disponibiliza o download de diversas personagens dos quadrinhos, desenhos animados, filmes e também de celebridades. As instruções são bem simples. Tesoura, cola e uma certa destreza são suficientes para montar facilmente um bonequinho. No entanto, o que para alguns é apenas um hobbie, para outros é trabalho. Geovana Tiscoscki Martinello que o diga! Aos 21 anos de idade já é técnica em design, graduada em publicidade, criadora do site www.papertoyart.blogspot.com e trabalha há mais de um ano com os famigerados paper toys. “Sempre gostei de trabalhos artesanais. Inicialmente, me interessei por origami, depois, conheci os trabalhos do ilustrador Carlo Giovani e a versatilidade do papel nesta arte”, conta.

Ler mais.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Patch Apliquê para as meninas

A artesã Yone Mary Ribeiro criou este modelo de camiseta com patch apliquê para as meninas. O bacana é que o modelo pode ser adaptado em outras peças, como colchas, toalhas, lençóis. Enfim, com criatividade é possível montar um enxoval inteiro.

Veja a receita e o molde no Portal de Artesanato!


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Garrafas como vasos

As gérberas diferem por suas flores grandes, bonitas e pela grande variedade de suas cores vibrantes. Além disso, expor as flores pela casa em lindas garrafas customizadas com lapidação é uma excelente ideia. Além de reaproveitar as garrafas de vidro, a personalização é bem simples!




Gostou? Veja o passo a passo no Portal de Artesanato.

Irreverência vertical

Quem pensa que lugar de tampas e panelas é na cozinha está absolutamente certo! Mas esses acessórios indispensáveis podem ter outra função: decorar as paredes com originalidade. Que tal apostar nesta idéia?

Quer aprender e fazer uma coleção paea decorar a sua casa? Clique aqui e veja o passo a passo no Portal de Artesanato!

Natureza na parede

Aqui, a proposta é realizar uma estante inspirada em uma árvore.
Para tal, caixas de madeira, tintas e vontade de inovar são fundamentais

Veja o Passo a Passo no Portal de Artesanato!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Oficina gratuita de reciclagem


Começa hoje uma série de oficinas gratuitas de artesanato com materiais reciclados no Raposo Shopping. As aulas fazem parte do projeto "Reciclando para o amanhã", que tem como objetivo ensinar práticas e princípios sustentáveis para clientes, lojistas e colaboradores.

Leia mais!

Porquinha feita com meia

Veja o passo a passo no Portal de Artesanato!

Chaveiro de feltro


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para encantar ambientes

Famosos na decoração de quartos de bebês, os móbiles são objetos delicados que podem ser usados em qualquer ambiente. Na sugestão a seguir, a artesã Priscila Cunha inspirou-se na primavera e criou um modelo ideial para espaços românticos. Acesse o Portal de Artesanato e veja como fazer!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010


A Pinacoteca do Estado de São Paulo realiza, até 2 de outubro, a exposição da pintora e artesã Tereza D'amico. Cerca de 30 obras entre desenhos, guaches, cerâmicas e colagens representam temas populares, religiosos e rurais, marcas registradas nos trabalhos da artista.

A mostra reúne peças criadas entre 1957 e 1965, período no qual a autora sofreu influências de culturas africanas e principalmente das tradições brasileiras. Obras como Mulher com Espelho, Céu Noturno com Peixes, Anjo, Dona Janaina, Abstrato Vernacular e Noiva compõe o ambiente.

--------------------------------------------------------------------------------
Serviço
Exposição Tereza D'amico - Pinacoteca do Estado de São Paulo: praça da Luz, 2, São Paulo (SP).
Data: de 22 de maio a 2 de outubro. De terça a domingo.
Horário: das 10h às 17h30.
Informações: tel.: (11) 3324-1000 - www.pinacoteca.org.br.
Entrada: R$ 6. Estudantes com carteirinha pagam R$ 3. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 não pagam.
Aos sábados a entrada é gratuita para todos

Videoaulas com Evandro Schiavone

Oi meninas!

Hoje nós fizemos a penúltima gravação de videoaula com o artistas plástico Evandro Schiavone. Todas as quartas-feiras ele e a consultora artística Lurdinha Perina nos encontram aqui na editora para filmar as aulas. É um trabalho muito inspirador.

Confesso que eu, que não sei desenhar nem "casinhas", fiquei animada para aprender as coisas lindas que o Evandro ensina. Vocês já assistiram as aulas dele? Estão no Portal de Artesanto.

Acesse, comente e sugira novas técnicas para as videoaulas.

Um beijo,

Cynthia Marafanti (repórter)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Errata

O sorteio da loja Babel das Artes é válido para todo território nacional, não somente para a população de João Pessoa, como estava escrito no site. Ainda dá tempo! Acesse aqui!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Arte em grafite de lápis

A arte não tem limites. Prova disso são as esculturas do artista Dalton Ghetti, esculpidas em grafite de ponta de lápis. Há 25 anos ele usa apenas três ferramentas: lâmina de barbear, agulhas de costura e uma faca, para criar as mais diversas miniatura com simplicidade e perfeccionismo.

Continue lendo...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Feito para vocês e com vocês!

Olá pessoal, bom dia!

Aqui fala Oscar Neto, seu redator do Portal de Artesanato. Como estão todas vocês? Não deixem de contar as novidades!

Bom, como vocês sabem, tudo o que é produzido pelo Portal tem o objetivo de ser algo interessante para vocês que nos acompanham sempre. Assim, procuramos fazer com que os nossos canais de comunicação com o público estejam sempre atentos para receber propostas, sugestões e ideias inovadoras.

Com esse intercâmbio, quem visita nosso site pode nos dar uma "consultoria" sobre os temas do momento e indicar quais são as pautas que estão em alta!

O nosso blog é somente um desses canais, vocês também podem nos encontrar no Twitter, Orkut e Facebook.

Nesse momento, por exemplo, estou produzindo uma matéria sobre artesãos que sofrem com dores no corpo e tendinites - também conhecidas como lesões por esforço repetitivo (LER) - que surgem durante e depois das atividades artísticas. Se você tem esse problema ou conhece alguém que tenha, NOS MANDE A HISTÓRIA! Ela poderá ser usada como fonte na nossa reportagem e suas dúvidas poderão ser respondidas por um fisioterapeuta especializado no assunto.

Bom, por hora é só! Estamos esperando os seus contatos!

-Viva'rte-

Restaure os móveis com pátina!

Veja passo a passo como transformar o que é novo em algo envelhecido ou inovar o que já está velho. Este é o melhor conceito da arte que garante revitalizar os mais diversos mobiliários


Feira de Antiguidades e Design completa dez anos


A Feira de Antiguidades e Design promovida pelo Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) completa dez anos de existência em 2010. O objetivo do encontro, realizado todos os domingos, é reunir peças únicas que representam as culturas e histórias de diferentes povos do mundo.

No total, 72 participantes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro expõe suas coleções no local. Entre os itens apresentados, destacam-se luminárias, porcelanas francesas, pinturas, quadros de artistas consagrados, gallès, esculturas, tapetes persas, relógios, arte sacra, pratarias da época vitoriana e georgiana, mobiliário francês e brasileiro, livros, documentos raros e peças orientais em marfim dos séculos XVIII e XIX.

O aniversário da feira é um bom motivo para visitar o antiquário, aberto ao público das 10h às 18h. A entrada do público é gratuita.


--------------------------------------------------------------------------------
Serviço
Museu Brasileiro da Escultura - Av. Europa, 218, Pinheiros (SP) - (11) 2594-2601 - www.mube.art.br.
Entrada Gratuita com acesso para pessoas com deficiência

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Faça você mesmo!

Dos convites às lembrancinhas, saiba como organizar e preparar uma festa personalizada e cheia de estilo. Inspire-se nesta comemoração!

Veja, no Portal de Artesanato, o passo a passo de todos os artigos da festinha.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Curso grátis de artesanato

Quem acompanha o trabalho do artesão Marcelo Darghan, vai gostar da notícia! O requisitado artista plástico dará aulas gratuitas de bordado, fuxico e feltro na região do ABC. Para saber mais, acesse o no Portal de Artesanato!

Nova redatora para o Portal de Artesanato

Olá artistas, artesãs e aspirantes do mundo artesanal! Meu nome é Angélica Yassue, e sou a nova redatora do nosso querido Portal de Artesanato. ;D
Queria me apresentar contando uma história bem interessante, e que não deixasse vocês entediados, ou então, algo que se relacionasse com artesanato. Na verdade, em meus 20 anos de vida, vivi metade respirando artes. Começou quando meus pais abriram uma loja e atelier de pintura, nesta época, estava com cerca de 11 anos de idade, e havia a-d-o-r-a-d-o a ideia! Neste meio tempo, fiz milhares de cursos, dei até aulas de telas para crianças, mas acreditem, nunca tive paciência para ensinar! Depois, na adolescência, dividia meu tempo dando aulas de scrapbooking, colégio e baladas. No entanto, como uma amiga dizia: você não nasceu para ensinar, e sim, para empreender! E, seguindo o meu sonho, aos 17, comecei a faculdade de Jornalismo. Atualmente estou no 3º ano (falta pouco!), e há 6 meses, estou integrando a redação da Editora On Line com as revistas Faça Fácil e Cozinha Faça Fácil.
Para minha surpresa, minha chefe, a editora Aline Ribeiro, me convidou na segunda-feira (30) -quando eu esperava por uma bronca (risos) - para fazer parte do Portal de Artesanato. Sem hesitar, aceitei, devido ao meu amor por internet e web jornalismo. Mesmo com toda a animação, tive de dizer adeus aos impressos e às pessoas que me ajudaram neste tempo. E agora, aproveito para agradecer a todos!

Um beijo grande! E peço para que me acompanhem neste novo caminho! Obrigada!

Sigam-me: @angieyassue